O Secretário Municipal de Saúde de Buriticupu, Eduardo Guilhon, se expressou através de um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Buriticupu esclarecendo a situação sobre a utilização de supostos testes para a COVID-19 com data vencida em uma Unidade Básica de Saúde da cidade.

O fato correu após um vereador da cidade, receber uma denúncia de que a UBS estava usando os testes vencidos em pacientes. Na ocasião, o vereador chegou a acionar a polícia para o local.
Em esclarecimento ao caso, o Secretário também foi ao local no momento do ocorrido e afirmou que tal denúncia é infundada e inverídica. Segundo Eduardo, a suposta caixa de testes exposta no vídeo pelo vereador, encontrava-se lacrada e com apenas 4 dias de vencimento e já estava em local de descarte, aguardando a vigilância sanitária fazer o recolhimento e os devidos fins,  "a caixa de testes em questão, foi adquirida por meio de doação, com pouco prazo de utilização, mas, tão logo o fim do prazo de validade foi suspenso a ultilizacao, ," esclareceu o secretário "posso assegurar que nenhum teste fora do prazo de validade foi utilisado" garantiu.

O Secretário ainda complementou que não faltam testes na cidade, e que os mesmos são feitos de forma responsável, após encaminhamento médico para o Posto João Cohama. Completou ainda que após os novos procedimentos adotados pela secretaria de saúde, o número de casos graves, internações e transferências reduziram significativamente em Buriticupu.

Ele também informou que a secretaria de Saúde de Buriticupu readequou todo o fluxo de atendimento e hoje, com a Gestão do novo Prefeito João Carlos (Patriota), é referência no combate à COVID-19 e em atingir os índices de vacinação contra o novo coronavírus.