O Fórum de Imperatriz realizou, na tarde do dia 28 de abril, uma solenidade virtual de recepção para acolher e integrar 23 estudantes universitários dos cursos de Direito, Psicologia, Serviço Social e Informática, que foram aprovados na seleção do Programa de Estágio do Poder Judiciário de 2021.


Durante a solenidade, os participantes do programa de estágio conheceram a missão, a visão e os valores que norteiam os trabalhos de magistrados e servidores; a estrutura organizacional da comarca e os direitos e deveres dos estagiários.


Os estudantes foram recepcionados pela diretora do fórum, juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia e pelo vice-diretor, juiz Adolfo Pires da Fonseca. A diretora do Fórum, Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, fez a abertura do evento e deu boas-vindas aos estagiários, destacando a importância do programa para a formação dos futuros profissionais e ressaltando a expansão do projeto, este ano, com a inclusão de alunos dos cursos de Informática, Serviço Social e Psicologia.


Servidores da comarca de cada área - cível, criminal, família, fazenda, juizado, infância e mulher – falaram sobre a competência de cada jurisdição, a distribuição de processos e dos desafios enfrentados na realização do trabalho. Após a apresentação dos servidores, a Coordenadora Administrativa do Fórum informou a lotação de cada estagiário e colocou a equipe da coordenação à disposição para o esclarecimento de dúvidas.


Ao final da solenidade, os juízes de Imperatriz foram informados dos nomes dos estagiários que passarão a trabalhar em suas unidades. Os contatos de e-mail e telefone dos estudantes também foram repassados aos secretários judiciais para as tratativas do início da prestação dos serviços.


INTEGRAÇÃO

Os estudantes de Direito serão distribuídos nas unidades judiciais pela diretoria do Fórum, após a análise do currículo, das experiências prévias do estagiário e da área de seu interesse. Um formulário eletrônico foi encaminhado ao contato telefônico do estagiário, com o objetivo de coletar informações que embasarão a decisão da lotação.


A orientação da diretoria do fórum é para que os estagiários auxiliem na análise e redação de documentos técnicos, a exemplo de despachos, decisões, relatórios, sentenças e outras tarefas.


Os primeiros estagiários foram selecionados no ano de 2009. E desde 2016 o fórum realiza um evento com o objetivo de recepcionar e integrar os estagiários às equipes de trabalhos existentes nas diversas unidades judiciais e administrativas do fórum. O programa de estágio tem o prazo de execução de um ano, prorrogável caso permaneça o vínculo do estudante com a faculdade.



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça