O ABLE é mais um avanço na busca constante da Companhia pela promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo
 
O Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, representou um marco para a Alcoa no Brasil. Neste dia foi lançado o grupo de inclusão ABLE (Alcoans moving Beyond Limited Expectations - Alcoanos e Alcoanas indo Além de Expectativas Limitantes). Voltado para as Pessoas com Deficiência, a criação do Grupo é mais um avanço da Companhia na nossa busca constante pela promoção de um ambiente cada vez mais inclusivo, diverso e equitativo. O lançamento foi realizado durante um evento virtual, com a participação de mais de 200 colaboradores e colaboradoras da Alcoa Brasil. O evento teve como convidada especial Katya Hemelrijk, consultora de Inclusão na Talento Incluir, que emocionou a todos e todas com sua história de desafios e superações.
O ABLE é liderado no Brasil por Bruna Junqueira, da Alcoa Poços de Caldas - MG, e tem como Sponsor Helder Teixeira, diretor da Alumar, em São Luís - MA. Lideram o Grupo nas localidades: Claudinei Oliveira (Poços de Caldas), Francisca Fontes (Alumar), Robenilson Costa (Juruti) e Guilherme Jaculo (Escritórios). "Estou muito feliz em liderar um grupo com um significado tão importante como o ABLE, e reforçar ainda mais a importância de cada pessoa, independentemente de sua condição, é essencial e necessário”, destaca Bruna. “Trabalharemos juntos para que todos sintam-se valorizados, respeitados e aceitos, e também para promover maior consciencialização em relação à pessoa com deficiência. Acredito na ação de cada um de nós para fazermos a diferença e construirmos um mundo mais inclusivo e melhor para todos".
“Já estamos trabalhando muito forte para fortalecer a diversidade e a inclusão nas nossas localidades e são vários projetos importantes já implementados”, completa Helder. “O ABLE vem ampliar as nossas iniciativas nesta área e esperamos proporcionar mais oportunidades para as pessoas com deficiência, garantindo que a Alcoa seja um ambiente inclusivo na sua totalidade”.
O ABLE é quarto grupo de inclusão da Alcoa. O primeiro a ser criado foi a AWN (Alcoa Women Network - Rede de Mulheres da Alcoa), seguida pela Rede EAGLE, que tem como missão promover uma cultura inclusiva e acolhedora para a comunidade LGBT+, e o AWARE, de inclusão étnico-racial.
 
Sobre a Alcoa
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores.
No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.