Eweny Figueiredo, Maria dos Santos e Jailson Viana, de Paço do Lumiar, ficaram entre os nove homenageados pela campanha "Educador de Valor 2021”, realizada nos territórios de atuação do Instituto
 
 
A campanha "Educador de Valor: Inspirar, Agir e Reconhecer para transformar”, uma iniciativa do Instituto Alcoa, reconheceu três educadores da rede municipal de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís, que se destacaram na missão de transformar realidades a partir da garantia de uma Educação de qualidade e com equidade. Eweny Figueiredo, Maria dos Santos e Jailson Viana foram homenageados no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), em um evento híbrido (presencial e online), envolvendo representantes do Consórcio, convidados e os selecionados pela campanha.
 
A diretora executiva do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destacou o evento como um momento especial, que marcou o fim de um percurso iniciado em agosto, quando foi lançada a campanha que convidou cidadãos das três regiões específicas onde o Instituto Alcoa atua ou que fazem parte das áreas de influência da Alcoa a indicarem educadores que gostariam de ver reconhecidos. “A iniciativa “Educador de Valor” nasceu durante a pandemia, quando ficou ainda mais evidente toda a dedicação dos educadores, que vai muito além dos muros da escola”, pontuou.
 
De acordo com a supervisora de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos, a mobilização para a campanha envolveu a participação das Secretarias de Educação, dos conselhos comunitários, das organizações sociais locais, dos voluntários da Alcoa, e de toda a comunidade escolar, incluindo pais e alunos. “No caso de São Luís, ficamos muito felizes com o engajamento local para a indicação e votação dos profissionais, que neste período de pandemia vêm desenvolvendo um belíssimo trabalho, ao encontrarem alternativas que têm feito a diferença na vida dessas crianças e jovens”, comentou a executiva.
 
“É a primeira vez que estamos desenvolvendo este projeto e sinceramente espero que, com essa parceria com as secretarias e com o engajamento social alcançado, a gente consiga torná-lo perene”, disse o presidente da Alcoa e do Conselho do Instituto, Otavio Carvalheira. Para ele, a história de cada um dos educadores homenageados é emocionante e inspiradora: “Quero aqui parabenizar não só aos nove profissionais reconhecidos pela campanha, mas aos outros seis finalistas não selecionados nesta etapa e aos inúmeros educadores que continuam por aí plantando suas sementes e fazendo a diferença nas comunidades e na sociedade de uma forma geral”.
 
Também participaram do evento, a consultora no campo educacional, Pilar Lacerda; Daniele Próspero, do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público (parceiro do Instituto Alcoa nas frentes de comunicação, conhecimento e engajamento comunitário); a prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo; a secretária municipal da Educação, Arsenia Formiga e a secretária adjunta, Hilberlene Barbosa; além de familiares, companheiros de trabalho e alunos dos nove educadores reconhecidos pela campanha.
 
 
Iniciativas reconhecidas - Mais de três mil pessoas, de 173 diferentes cidades do Brasil, participaram do reconhecimento público para identificar os nove educadores que foram homenageados, entre os 15 mais votados na primeira etapa, em um total de 285. Do Maranhão participaram educadores de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar – os três profissionais reconhecidos pela campanha atuam no município de Paço do Lumiar.
 
Uma destas profissionais foi a coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica Lima Verde, Eweny Cristina Moraes Figueiredo, que iniciou um ciclo formativo para professores, convidando outras escolas para participar. “O entrosamento e o fortalecimento de parcerias e do trabalho em equipe melhorou. E nesta pandemia reuniões, plantões pedagógicos, conversas individuais com as famílias continuaram fazendo parte do nosso trabalho, assim como as festividades. A partir dos meios digitais, mobilizamos toda a comunidade escolar e envolvemos os pais nesse processo”, disse Eweny.
Outro que teve seu trabalho reconhecido foi Jailson Antonio Ribeiro Viana, professor do 3º ano do Ensino Fundamental na Unidade de Ensino Básico Pão da Vida. Atuando há seis anos na área da educação, realizou com seus alunos um projeto de reconstrução no Dia dos Pais. “A maior parte das pessoas responsáveis pelos meus alunos é de mães solteiras. Então, trabalhei a figura paterna, independentemente de quem ocupasse esse papel na vida da criança, e recebi um retorno muito bom das famílias, que se sentiram representadas”, contou o educador.
Atuando como professora de atendimento educacional especializado (AEE) na sala de recursos da UEB José Raimundo Rubim, Maria dos Santos Viana, com 11 anos de profissão, foi a terceira maranhense que teve seu trabalho reconhecido. Preocupada sobre como atender os estudantes na pandemia, depois de perceber que as aulas remotas precisariam de adequações para surtirem efeito, a educadora, seguindo todos os protocolos de segurança, passou a ir de porta em porta, uma vez por semana, para atender seus alunos: “Alguns não conseguiram se adaptar às aulas online, por não disporem de meios tecnológicos ou por apresentarem comorbidades mais acentuadas”.
 
Sobre a Alumar
 
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.