Foi dada a largada, nesta quinta-feira (3), à programação da campanha “#defensoriaDELAS”, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), em celebração ao mês da mulher. A iniciativa, que se propõe a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com as mulheres conta com diversas atividades que serão realizadas até o dia 31 deste mês.

A solenidade de lançamento oficial da campanha contou com duas importantes atividades: a apresentação do diagnóstico de Relações de Gênero da DPE/MA e a realização do Webinário “Mulheres com deficiência - Capacitismo e inclusão”.

O Diagnóstico de Relações de Gênero é fruto de uma pesquisa realizada internamente na DPE/MA, pelo Grupo de Enfrentamento ao Machismo Institucional, e subsidiará a elaboração de estratégias de enfrentamento à discriminação de gênero e de ações para a promoção de igualdade entre os membros da instituição.

Os dados do documento foram apresentados na sede da Defensoria Pública pela Diretora da Escola Superior Elainne Barros com a presença do Defensor Geral Alberto Bastos e da Ouvidora Geral da Defensoria Fabíola Diniz com transmissão ao vivo para o público interno.
Já o webinário discutiu especificidades vivenciadas pelas mulheres com deficiência no dia a dia, bem como o capacitismo e as ações para inclusão na sociedade. A assistente social do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd) mediou o debate entre as convidadas Priscila Selares, Thag Santos e Deline Cutrim.
Conscientização – De acordo com a defensora Elainne Barros, a proposta da campanha é empoderar cada vez mais as mulheres no âmbito da instituição e na sociedade em geral, tendo em vista que as atividades serão voltadas tanto para as mulheres assistidas pela instituição quanto para as que fazem parte dos quadros da DPE/MA.

“A ideia é propor uma série de atividades concretas e transformadoras tanto para as mulheres que fazem parte da DPE quanto para as que nós atendemos. Conseguimos planejar uma campanha com atividades que movimentarão todo o mês de março e isso é muito emblemático”, afirmou a diretora da Escola Superior.

Para o defensor-geral Alberto Bastos, a campanha vem potencializar as ações em defesa e promoção dos direitos das mulheres. “É importante conscientizarmos a população quanto à violência de gênero, mas também promover medidas concretas que visam trazer a igualdade de gênero. Aqui na Defensoria Pública do Estado, por exemplo, temos 20 setores administrativos e 14 deles são chefiados por mulheres. Além de esclarecermos essa questão à população, na prática temos buscado trazer esse exemplo para o Brasil. É um importante indicativo para que possamos cada vez mais empoderar as mulheres”, declarou.

A programação da campanha segue até o último dia do mês e foi idealizada e planejada pela Escola Superior da Defensoria (Esdep) em conjunto com o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBT+, Núcleo de Execução de Execução Penal, Núcleo Psicossocial e Ouvidoria-Geral da DPE.
Programação

• 10/03 (quinta)

Festival #defensoriaDELAS, na praça Nauro Machado, com cultura, artesanato, dança e palestra e espaço de exposições.

- 14h: Abertura do festival com o coral Canto do Sabiá

- 15h: Apresentação Mulheres de Axé (Anastácia Lia, Zayda Moraes e Gisele Padilha)

- 16h: Apresentação Meninas Show

- 17h: Palestra sobre empreendedorismo feminino

- 18h: Show de Teresa Canto

- Exposições: vagas limitadas e inscrições feitas na página de seletivos da DPE até 04 de março (seletivosdpe.ma.def.br)

 

• 11/03 (sexta)

Roda de diálogo “A violência doméstica: suas consequências na vida emocional das mulheres”. Ação realizada na Unidade Prisional Feminina da capital, em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís

 • 17/03 (quinta)

- 15h: Workshop presencial “Comunicação assertiva para mulheres”, em parceria com a escola de oratória Vox2you São Luís. Serão 18 vagas presenciais para mulheres da DPE/MA com transmissão ao vivo no canal da DPE/MA no Youtube.

 

• 24/03 (quinta)

Oficina de dança e atividade física, na Unidade Prisional Feminina de São Luís, em parceria com o Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis, da Universidade Ceuma.

 

• 31/03 (quinta)

Capacitação em atualização legislativa e jurisprudencial em Direito das mulheres, com transmissão no canal da DPE/MA no Youtube.