O 30º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão promoveu na manhã de hoje (29), palestra acerca das mudanças na legislação sobre a organização administrativa das polícias, com o objetivo de assegurar a ação preventiva das forças em abordagens pessoais e veiculares.

O evento, idealizado pelo comandante do 30º BPM - TEN CEL QOPM Jonilson Diniz Duarte, foi ministrado pelo Dr. Promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª promotoria de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, também contou com a colaboração do Dr. Juiz de Direito Felipe Soares Damous, titular da 1ª Vara da comarca de Buriticupu e o Delegado de polícia civil Dr. Jessé Soares titular da 23ª delegacia Regional de Buriticupu. 


Para o Ten Cel Diniz, esse foi um momento para que os agentes da segurança pública pudessem sanar as dúvidas dos sobre as decisões mais recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que restringiu as ações referentes à buscas pessoais e a veículos.


Nas palavras do Comandante “é de vital importância que o agente de segurança pública esteja sempre atualizado, visto que a legislação está em constante renovação e a sociedade espera um Policial Militar atento e ciente das suas responsabilidades sem deixar de garantir sensação de segurança para a população.”


A formatura foi realizado na Igreja Assembleia de Deus Congregação Monte Gerizim e teve como público alvo não só os de Oficiais e Praças do 30º BPM, como também a Guarda Civil Municipal de Buriticupu.


Essa palestra e importante para fomentar na tropa o conhecimento para o melhor desenvolvimento da atividade policial, uma vez que a polícia é um instrumento de defesa dos direitos humanos, que por missão constitucional defende ao longo de sua história a ordem pública na sociedade”. Destacou Dr. Damous.



O Promotor de Justiça ressaltou que o entendimento sobre esses pontos visa uma melhor prestação dos serviços de segurança pública no município e, também, para resguardar os policiais em sua atuação. “Foi ressaltada a importância as instituições e a necessidade de atuações em conjunto e parceria, o que trará benefícios para toda a sociedade”. Enfatizou Dr. Rotondo.