"Na vida há mais desencontros do que encontros, mas foi da vontade de Deus reunir as famílias Araújo, Fernandes e Alencar". 

O encontro aconteceu no dia 7 de janeiro de 2023 na cidade de Passagem Franca no Maranhão o berço dessas famílias, uma cidadezinha simples, hospitaleira, com 19 mil habitantes e com um cabedal cultural esplendido, de relevo montanhoso e com algumas planícies. Por suas terras correm o riacho Inhumas e os rios Balseiro e Corrente, o solo é fértil e bom para o desenvolvimento da agricultura, o que favorece o cultivo de alguns frutos regionais como: o buriti, o pequi, o babaçu, a guabiraba entre outros.

       


O I Encontro AFA – Araújo, Fernandes e Alencar aconteceu no sítio Arena Buriti, localizado a 7 quilômetros da cidade de Passagem Franca, um lugar bem arborizado lindo e aconchegante,  e contou com a presença de mais de 300 (trezentos) participantes dos três núcleos familiares, alguns já se conheciam, outros ainda não, mesmo assim foi notório a alegria e a felicidade no rosto de cada pessoa, parecia que todos estavam ávidos para se vê e se abraçarem, os participantes vieram de várias partes do país, entre eles estavam, crianças, jovens e até os mais longevos, a exemplo de Maria da Luz Lopes de Araújo que nasceu em 21/04/1930 ( 92 anos) e Raimunda Fernandes Alves (Nenê – filha do Tote ) que nasceu em 19/08/1928 com 94 anos. 

        


A família Araújo veio da Ilha da Madeira em Portugal para o Brasil e fixou residência no Crato - Ceará, mas Manoel Francisco de Araújo e Francisco Mamédio de Alencar se instalaram em Riacho do Sangue, distrito de Larvas de Mangabeira no Ceará. Segundo Alencar (2002). No século XIX o clã Araújo, chegou a Passagem Franca – Maranhão, o Senhor Manoel Francisco de Araújo, casou-se com a irmã de Francisco Mamédio de Alencar, e este por sua vez casou-se com a irmã de Manoel Francisco e de lá até hoje acontecem muitos casamentos entre parentes. Essas duas famílias se multiplicaram tanto, que atualmente tem gente espalhada por vários Estados do Brasil , como: Maranhão (Passagem Franca, Buriticupu, Timon, Imperatriz, Lagoa do Mato, Tuntum, Presidente Dutra, São João dos Patos, Colinas, Paraibano e São Luíz ; Goiás (Águas Lindas, Goiania) ; Brasília – DF ; São Paulo  (Taubaté, São José dos Campos e Capital) ; Piauí (Teresina e Floriano) ; Amazonas (Manaus) ; Tocantins (Palmas) ; Pará (Rio Maria, São Geraldo) e também podemos encontrar  integrantes dessas famílias  morando em outros países como; Itália, Suíça e outros.


Foi um evento grandioso e de uma organização ímpar, tudo aconteceu de forma satisfatória, a alegria estava estampada no rosto de cada integrante, embora a participação mais efetiva tenha sido dos núcleos familiares Fernandes e Alencar, os Araújos (Badu) estavam em menor quantidade. Para que o encontro fosse um sucesso contamos com uma equipe organizadora muito competente: (Maria Tereza de Araújo, Maria dos Anjos Oliveira, Geovan Fernandes de Araújo, Edivânia Dias Araújo Aires, Maristela Araújo, Edinaldo Dias Araújo (Naldo), Antônio Fernandes Neto, Juliana Fernandes de Araújo, Edivânia Nôleto Araújo, Francisco Soares de Araújo, Antônio Fernandes Oliveira, Jacy Fernandes de Araújo, Genivaldo Gomes de Araújo, Maria da Guia Pereira de Sousa e Meton Fernandes Reis. A programação foi bem objetiva e contou com: café da manhã, palavra de saudação, canções, momento de reflexão, almoço, cordéis, conto de causos, homenagens e por fim uma partida de futebol. Além da beleza do encontro das pessoas, ainda conhecemos produtos regionais expostos em uma Feira, nela encontramos utensílios pertencentes aos nossos antepassados como: cadeira preguiçosa, tear para tecer redes, lampião, descaroçador de algodão, máquina de costura, ferro de passar a brasa, almofada com bilros de fazer renda, moinho de moer café torrado, rádio e roda de fiar. 
 Da culinária local encontramos algumas iguarias como: doces de buriti, casca de laranja, batata e leite, encontramos também algumas peças utilizadas pelos vaqueiros da região como: gibão, chapéu de couro, estribo e outros. Contamos também com o lançamento do livro “Marcas do Passado“ da autora Rita Maria Lopes de Araújo que pertence ao núcleo familiar do (Badu) , e para finalizar foram coletadas as assinaturas de todos os participantes do encontro em um livro para eternizar o evento.

 










































                                                                             Texto: Rosa Francisca Dias de Araújo Lira

Fotos: Jo Fernandes de Araujo