Ao promover e viabilizar iniciativas em educação, geração de trabalho e renda, além de causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, a Alumar e o Instituto Alcoa promoveram mais uma capacitação profissional do Cuidar, projeto idealizado pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O evento aconteceu em março, na sede do Centro de Ensino São José Operário, (Cesjo), bairro da Cidade Operária, e certificou 16 alunos no curso “Cuidador da Pessoa Idosa” e mais 25 cuidadores na modalidade “Atualização de Cuidador de Idosos”. Desde o início, o projeto já formou 339 pessoas.
Os cursos tiveram, em média, 160h de carga horária, com formato híbrido e estágio na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar Calabriano. Os alunos foram habilitados para a prática de cuidados à saúde e bem-estar da pessoa idosa, no âmbito domiciliar e institucional, visando à promoção do cuidado integral, convívio familiar e comunitário, além da melhoria da saúde e da qualidade de vida.
Para o Gerente Regional de Portos da Alcoa, Fábio Francisco, o projeto Cuidar, em especial o curso de Cuidadores, traduz na essência o valor da Alcoa de “Cuidar das Pessoas. “ O Cuidar de idosos traz, no próprio sentido da palavra, o seu significado: o propósito de atenção, empatia e generosidade ao próximo.A beleza desse projeto nos incentiva a estarmos mais participativos nas comunidades, nos engajarmos para contribuir com o coletivo por uma qualidade de vida, que todas as pessoas merecem e têm direito”, disse.
A concludente Rosemeire Vale Costa, 55 anos, estava bastante emocionada com a certificação. Ela iniciou o curso desempregada e, antes mesmo de formar, já estava com a sua carteira assinada. “Eu adquiri muito conhecimento, aprendi bastante e consegui mostrar o meu trabalho. Os professores ensinaram muitas técnicas que utilizei na prática. Esperei muito por esse momento”, afirmou. A cuidadora Marli Pereira, 61 anos, trabalha no Cesjo com pessoas com deficiência. Para ela, o curso de atualização trouxe novas técnicas “não só nessa área da pessoa idosa, mas devido a riqueza de detalhes, com o conhecimento que a gente já tem, podemos ampliar e adaptar novos métodos”, completou.O diretor do Centro de Ensino São José Operário, Irmão Roque Kasmirski, destacou a importância do curso para a comunidade. “A profissão de cuidador exige pré-requisitos que dificultam a oferta de profissionais. É preciso carisma, dedicação e, certamente, os novos formandos não terão dificuldades para ingressarem no mercado”, disse o diretor enfatizando a participação da Alumar. “É uma alegria ter essa parceria com a Alumar, porque o Consórcio tem carinho e olhar por este lado da cidade, mesmo com a sua sede localizada bem distante do bairro. Gratidão é a palavra que resume o nosso reconhecimento pela empresa”, concluiu.
 
Participaram do evento, ainda, o Superintendente do Porto, Domingos Reis; a Analista de Relações Comunitárias da Alumar, Francisca Fontes; , o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão; a Defensoria Pública do Estado do Maranhão;, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa; , o Conselho Municipal do Idoso;, a Associação Nacional de Gerontologia- Maranhão; e o Lar Calábria.