Acolhendo a tese do Promotor de Justiça, Dr. José Frazão Sá Menezes Neto, o tribunal do júri condenou dois réus à prisão pela prática de crimes contra a vida.
 
As sessões do tribunal do júri ocorreram nos dias 30 e 31 de agosto passado em Buriticupu, no oeste maranhense, ambas presididas pelo juiz de direito Dr. Bruno Barbosa Pinheiro, titular da 1ª Vara da comarca de Santa Luzia, que está respondendo pela 2ª vara da comarca de Buriticupu. 

O representante do MPMA - Ministério Público do Maranhão, tem conseguido conscientizar a sociedade, representada pelo conselho de sentença, da importância de se aplicar a lei e não deixar impune aqueles que cometem crimes nas cidades de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

GILVANIA SILVA LIMA, sentou no banco dos réus e ouviu a sentença a ela imposta de 06 (seis) anos de reclusão, pelo crime ocorrido no dia 23 de janeiro de 2012, por volta das 16h, na Travessa 25 de dezembro, s/n, em Bom Jesus das Selvas/MA. 

A acusada GILVANIA SILVA LIMA matou a vítima OZEIAS DA PAZ CONCEIÇÃO, seu companheiro. Na ocasião, a acusada estava em sua casa quando a vítima chegou em aparente estado de embriaguez, e, após ter discutido e agredido a acusada, esta então se valeu de uma faca e desferiu um golpe fatal na vítima.

"Vítimas de violência doméstica devem acionar imediatamente às autoridades, requerer as medidas protetivas e representar para os agressores sejam presos e punidos, mas nesse caso em particular, houve excesso ao ser tirada a vida de outrem sem a presença da excludente de ilicitude, como restou comprovado ao longo do processo. Ressaltou o promotor" 

Já o réu WALEF THELIS FURTADO LIMA, residente e domiciliado no Povoado Segundo Núcleo, Buriticupu/MA, recebeu a pena de 13 (treze) anos de reclusão em regime fechado pelo homicídio contra Josimar dos Santos Barbosa (vítima fatal), bem como pelas tentativas de homicídio contra Rafael dos Anjos Sousa e Janilson Vieira Barbosa.

Consta nos autos, que na madrugada de 15 de fevereiro de 2021, o acusado e as vítimas
estariam ingerindo bebida alcoólica no estabelecimento Dallas Clube (Clube Society do Wagno), localizado no povoado Segundo Núcleo, distrito de Buriticupu, quando uma briga se iniciou e a vítima Rafael dos Anjos Sousa recebeu três golpes de arma branca (faca) na região abdominal, sendo Walef o autor dos golpes.
 
Ainda segundo a apuração policial, no mesmo dia e local, o acusado desferiu ao menos cinco golpes de arma branca em face da vítima Josimar dos Santos Barbosa, amigo de Rafael, sendo que Josimar veio a óbito no local e diante do grande tumulto, na tentativa de defender Rafael e Josimar, a vítima Janilson Vieira Barbosa também foi esfaqueada pelo autor, que logo após evadiu-se do local.