Em sessão do Tribunal do Júri realizada nesta terça-feira (23), na comarca de Buriticupu, oeste maranhense, os jovens Raphael Pinto Noronha e João Victor Brito Ferreira foram absolvidos da acusação de tentativa de homicídio contra Leandro Pinheiro de Araújo. Segundo a denúncia, no dia 22 de janeiro de 2023, por volta das 14h, na Avenida João Paulo II, Vila Davi, os acusados teriam se aproximado do veículo da vítima em uma motocicleta e apontado um objeto em sua direção.

 


A acusação sustentou que se tratava de uma arma de fogo, a qual teria falhado e não disparado. Já a defesa alegou que o objeto seria um simulacro de arma de fogo e que não houve disparo.

 


O júri foi presidido pelo Juiz de Direito Flávio Fernandes Gurgel Pinheiro, titular da 1ª Vara da Comarca de Buriticupu/MA. A acusação foi sustentada pelo Promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu/MA.  A defesa dos acusados ficou a cargo da Defensora Pública Ana Franciele de Oliveira Silva, titular do Núcleo da Defensoria Pública de Buriticupu/MA, e dos advogados Rodrigo da Silva Ribeiro e José Gilvan Espinosa Lima.

 

O Conselho de Sentença acolheu a tese da defesa, de que não houve intenção de matar, mas apenas de dar um susto na vítima.  Raphael e João Victor, que estavam presos preventivamente há cerca de um ano e seis meses, foram colocados em liberdade após a decisão.