São Luís (MA) – Com o objetivo de impulsionar a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o Governo do Maranhão realizou nesta quarta-feira, 29 de outubro, o Encontro Estadual pela Municipalização de Trânsito. O evento, que aconteceu no Palácio Henrique de La Roque, na capital maranhense, reuniu autoridades estaduais e gestores municipais sob o lema “Municipaliza Maranhão”.
Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN/MA) e pelo Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão (CETRAN/MA), o encontro é peça chave na estratégia do Estado para garantir maior autonomia e eficiência na gestão da mobilidade urbana local. O evento contou ainda com o apoio do FATTEM (Fundo de Apoio à Municipalização do Trânsito e Educação para Mobilidade).
Presença de Lideranças e Gestores
A solenidade de abertura e os debates subsequentes contaram com a presença de diversas autoridades, sublinhando a importância da pauta para o Governo do Maranhão.
O evento foi prestigiado pelo Coronel Walisom, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, demonstrando o alinhamento entre as forças de segurança e a gestão de trânsito.
Presente na linha de frente, o diretor-presidente do DETRAN Maranhão, Diego Rolin, prefeito de Peritoró Dr. Júnior vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), reforçou o compromisso com a municipalização como ferramenta para salvar vidas e organizar o tráfego.
A plateia era composta por diversos prefeitos, diretores de mobilidade urbana e secretários municipais de segurança pública, essenciais para a execução das políticas de trânsito em suas cidades.

O município de Buriticupu marcou presença, evidenciando o interesse em avançar no processo de municipalização e aprimoramento de seus serviços de mobilidade. A cidade foi representada pelo secretário adjunto de Segurança Pública, senhor José Machado, e pelo diretor do Departamento de Mobilidade Urbana da Secretariade Segurança Pública, senhor Jó Fernandes.
O encontro serviu como um fórum crucial para discutir os desafios, compartilhar boas práticas e formalizar os passos necessários para que mais municípios maranhenses assumam integralmente a responsabilidade pela fiscalização, engenharia, educação e Gestão do Trânsito em suas Jurisdições. A municipalização é vista como um caminho para a redução de acidentes e para o acesso a programas estaduais importantes de segurança viária.









0 comentários:
Postar um comentário