O vereador Raimundo Nonato da Silva Filho o (Raimundo Filho(PMDB) de Buriticupu no Vale do Pindaré, apresentou projeto de lei na Câmara de vereadores do município para que seja colocado o nome da senhora Maria de Nazaré Rodrigues na maternidade municipal que está sendo construída no município.

O projeto foi aprovado na última sexta feira(11) por unanimidade, todos os vereadores presentes usaram a tribuna para elogiar a iniciativa do vereador Raimundo Filho.

“Dona Nazaré é sem dúvida uma merecedora desta homenagem, eu a conheci, acompanhei sua luta nesse município, ela era uma guerreira, mesmo passando longos anos em uma cadeira de rodas não deixou se abater, mulher que soube dar um bom exemplo de vida”. Disse vereador R Filho.

“Eu voto com muita satisfação nesse projeto, ela merece, espero que nas próximas gestões seja respeitado e não ocorra o que já aconteceu, uma legislatura faz uma homenagem dessas e a próxima vem e por retaliações políticas muda o nome do logradouro”. (Jr.PT)

O vereador Erondino Valero (PSC) parabenizou o vereador Raimundo Filho pela iniciativa,“justa e oportuna, mas gostaria de como vez o vereador Jr. manifestar minha preocupação e meu descontentamento com políticos que remove os nomes que se coloca em logradouros públicos, não é bom que remova os marcos antigos. No passado não muito distante retiraram o nome de duas personalidade importantes da nossa terra, nome estes que foram colocada em duas escola, isso é inaceitável”. Afirmou o socialista cristão         

Biografia de Maria de Nazaré Rodrigues

Maria de Nazaré Rodrigues, filha do humilde casal, João Gonçalves dos Santos e Maria Soledade Silva. Nasceu em 01 de abril de 1945 no município de Buriti Bravo -MA (antigas terras do tenente Joaquim dos Santos), onde foi palco da Balaiada em 1822.

No final da década de 50, mudou-se com seus pais para o município de Santa Luzia, onde escolheram o povoado Maguary para residirem.

Apesar de todo esforço empreendido, Maria enfrentou enormes dificuldades no aspecto educacional, pois não conseguia conciliar o trabalho domésticos diários com os estudos. Por isso, aquela jovem estudou só até a 3ª série do antigo ginasial.

Em 1964, aos 19 anos de idade conheceu o jovem Antônio Gomes Rodrigues, (Nego Gomes), com quem iniciou um namoro.
 Antônio tinha 28 anos e trabalhava nas terras dos seus pais.
 Um mês depois do início do namoro já estavam casados. 
Casaram-se no religioso no dia 24 de junho de 1964 e no civil em 03 de outubro de 1970. Daquela união nasceram 02 filhos, mas o casal adotou mais 04.

Em 1973 surgia o Projeto Pioneiro de Colonização de Buriticupu, para onde muitos agricultores daquele povoado resolveram mudar. Frequentemente chegavam informações sobre Buriticupu, as quais davam conta, de que se tratava de uma região próspera, e de uma terra agricultável e de fácil acesso.

Dessa forma, atraídos pelo Projeto de Colonização, seus pais resolveram mudar para a região de Buriticupu em 1975. Escolheram o Povoado Terceira Vicinal para morarem e trabalharem.

Durante muitos anos o casal desenvolveu atividades na lavoura, e ela sempre ajudando o esposo na vida laboriosa diária.

Outras atividades que foram marcantes na sua vida foi a valiosa contribuição política na campanha do seu esposo candidato a vereador e Antônio Braide, candidato a Prefeito, ambos pelo município de Santa Luzia - MA.

Durante muitos anos, Maria de Nazaré desenvolveu trabalhos sociais bastante relevantes. Onde a mesma conduzia pessoas carentes para o município de Santa Luzia-MA, afim de tratamento de saúde, casamento e aposentadoria.

Em 1988 surgiu os primeiros sintomas da doença que lhe traria sérios problemas. Além da diabetes, surgiu o colesterol, pressão alta e em seguida o derrame.

 Devido ao seu espírito de garra e determinação, dona Maria não se conformava em ter que ficar fora das atividades domésticas e assim, mesmo doente insistia na tentativa de manter suas atividades, mas com o agravamento da doença no início da década de 90 ela ficou impossibilitada de trabalhar.
Seu maior desafio era lutar contra aquela doença e o seu maior sonho era voltar a ter uma vida normal e retomar suas atividades do lar.

 Para isso passou a recorrer para outros centros como: Teresina, Brasília e São Luís em busca da saúde, mas o problema se agravava cada dia mais
Apesar dos esforços da medicina e do otimismo e confiança da família e dos amigos, aquela guerreira faleceu, após 20 anos lutando contra aquela enfermidade.

Sofreu derrame por três vezes e no último ataque não resistiu. O óbito ocorreu em 28 de setembro de 2008, em Teresina-PI.

O fato trouxe muita tristeza para a família e para todos os amigos. Maria de Nazaré Rodrigues deixou filhos e netos e um legado de superação, persistência, honestidade, lealdade e muita fé. 
E parafraseando, o comportamento de Paulo podemos dizer que ela teve a atitude do apóstolo, pois “Combateu o bom combate, acabou a carreira, mas guardou a fé”. (Frase bíblica apóstolo Paulo)