Dando prosseguimento à agenda de visitas institucionais, a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e o subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda, reuniram-se, recentemente, com defensores públicos titularizados nos núcleos regionais da Defensoria Pública estadual (DPE/MA), em Raposa, São José de Ribamar, Pedreiras, Esperantinópolis, Lago da Pedra e Bacabal.
 Mais uma vez os gestores verificaram, in loco, as condições de funcionamento das unidades, identificando as demandas apresentadas pelos membros da carreira.
Durante as visitas, os defensores emitiram opiniões e sugestões para o aperfeiçoamento das atividades da instituição e valorização dos membros da carreira. Neste contexto, eles falaram sobre o número crescente de atendimentos, o que repercute na necessidade de mais defensores para atuação. “Os diálogos têm sido muito profícuos, no sentido de buscar sempre as melhorias necessárias ao harmônico desenvolvimento das atividades da instituição. Os defensores têm compreendido que, apesar dos problemas pontuais, a gestão está mobilizada para solucioná-los, dentro de um tempo hábil, que obedeça aos trâmites legais para obras, reformas e adaptações”, frisou Mariana Albano.
O subdefensor geral explicou que além do trabalho de inspeção, as visitas têm servido para apresentar um panorama da intensificação das atividades de melhorias estruturais, tecnológicas, do sistema de segurança dos núcleos, dentre outros aspectos inerentes ao aperfeiçoamento do funcionamento da unidade e do atendimento ao cidadão. “Estamos otimizando o funcionamento de todos os setores administrativos para que defensores e servidores disponham de condições necessárias para continuarem desempenhando um trabalho de excelência à população, fortalecendo ainda mais a instituição”, concluiu Thiago Josino, lembrando que a Defensoria Pública apresentou, recentemente, o cronograma do Plano de Manutenção Preventiva e Corretiva para 2016, que dará prosseguimento às ações regulares de melhorias estruturais nos prédios mantidos pela instituição, na capital e no interior.
Com as anotações em mãos, os gestores reúnem-se com representantes da Supervisão de Núcleo (Sunuc), da Unidade de Gestão e Atividade Meio (Ugam) e das supervisões de Obras e Reformas e Administrativa da Defensoria, com vistas a acelerar os reparos estruturais necessários.
Reuniões - Semana passada, Mariana Albano e Thiago Josino reuniram-se com os defensores públicos titulares do núcleo de São José de Ribamar Aécio Moura e Silva, coordenador da unidade, Maiele Karem França Morais e Raphael Tito de Vasconcelos. No município de Raposa, a defensora geral e o subdefensor geral estiveram com o titular do núcleo, o defensor público Diego Carvalho Bugs.
Já esta semana, a visita institucional aconteceu em Pedreiras, onde os dois gestores encontraram-se com os defensores públicos Marcus Vinicius Batista Rodrigues Junior, Pablo Camarço de Oliveira e com o coordenador do núcleo, Evaldo José Alves de Sousa Filho. Em Esperantinópolis, ambos foram recebidos pelo defensor Thyago Rodrigues Batista. Em Lago da Pedra, os trabalhos foram desenvolvidos com o defensor Renan Barros dos Reis. Encerrando a programação desta etapa, a visita institucional aconteceu em Bacabal, onde Mariana Albano e Thiago Josino foram recebidos pelo defensor Eviton Marques da Rocha, que responde pela coordenação da unidade.
Legenda foto: Defensora geral e subdefensor durante reunião no interior do estado. 



-------------------------------
Socorro Boaes 
Coordenadora da Assessoria de Comunicação