Juiz de Direito Dr. Duarte
Em conversa na manhã desta quarta-feira (13) no fórum de Buriticupu/MA, com participação do Juiz de Direito, do Promotor de Justiça e do Defensor Público com o titular do Blog JO FERNANDES foi esclarecido as razoes da libertação de 12 presos, ocorrida no dia de ontem.

Segundo o Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, Juiz de Direito da Comarca de Buriticupu/MA, localizada a 417 km de São Luís, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais de forma errada, todos os presos que foram liberados no dia 12/04/2016, automaticamente foram inseridos em um programa de monitoramento eletrônico. Esse projeto que já é aplicado em outras comarcas do Estado do Maranhão,(exemplo), passou a abranger também Buriticupu.

Ainda segundo o Dr. Duarte a medida foi aplicada em presos provisórios, como medida cautelar alternativa. “Agora todos os passos destes presos são monitorados 24 horas por dia, por meio de tecnologia de GPS. Em qualquer ocorrência criminal na cidade será possível identificar se alguns dos monitorados esteve presente na cena do crime. Essa medida trará muito mais segurança para a cidade”.

defensor público Dr. Thales 
De acordo com o Defensor público de Buriticupu Dr. Thales, com o sistema de tornozeleiras, a Justiça tem a opção de não encaminhar somente para os presídios, inclusive no ato da Audiência de Custódia.

A iniciativa tem o objetivo de possibilitar uma nova forma de cumprimento de pena, como também reduzir o número de encarcerados na unidade prisional do município que hoje está superlotada, devido o eficiente trabalho da polícia, que segundo o defensor vem prestando um excelente trabalho para sociedade Buriticupuenses.

Promotor Dr. Diego
Segundo o Promotor de Justiça da Comarca Dr. Diego, com a implantação do monitoramento eletrônico haverá uma redução significativa do déficit carcerário. “Repercutirá positivamente na solução de um dos mais graves problemas do sistema penitenciário, que é a falta de vagas nas prisões”.

População carcerária.


Atualmente, a Delegacia de Buriticupu tem 11 pessoas acauteladas, sendo que alguns são presos definitivos e outros provisórios.