WhatsApp Image 2018 04 10 at 16.56.071
Inauguração contou com a participação de autoridades
WhatsApp Image 2018 04 10 at 16.53.431
Procurador-geral destacou a melhoria na qualidade do atendimento com a sede nova
Foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 10, a sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Tuntum. O prédio passou por readequações para melhorar a estrutura de atendimento à população, com gabinete, recepção, salas de apoio administrativo, assessoria, cozinha, arquivo e dois banheiros, além de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A solenidade contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, além de representantes da sociedade civil e de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo municipais. No início do evento foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao servidor Fernando Gomes da Siva, que trabalhou nas Promotorias de Justiça de Tuntum e faleceu recentemente. 

A Promotoria de Justiça tem 195,28m² de área construída em um terreno de 341,05m². Foram executados serviços de pintura interna, externa e das portas; revisão da cobertura, instalações elétricas, lógicas e de iluminação, sinalização do piso e instalação de piso tátil.

O promotor de justiça Wlademir Soares de Oliveira, titular da Comarca de Tuntum, destacou a melhoria nas condições de trabalho e atendimento à população com a reforma da sede do Ministério Público, possibilitando o aperfeiçoamento das ações desenvolvidas pela instituição. “O MP tem avançado muito. Estamos de braços abertos para receber e atender melhor o nosso bem maior, que é o cidadão”, afirmou Wlademir Oliveira.

O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que também é presidente da Federação das Administrações Municipais do Estado do Maranhão (Famem), ressaltou a importância do trabalho do Ministério Público para a sociedade, bem como para os gestores compromissados com o bom uso dos recursos públicos. “Os municípios têm mudado sua forma de administrar com a contribuição do Ministério Público, que, ao oferecer novas instalações, quem ganha é o cidadão que precisa da instituição e que vem aqui buscar direitos”, enfatizou.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, discorreu sobre o processo de instalação de sedes próprias de promotorias de justiça, ressaltando que a instituição não tem mais nenhuma promotoria de justiça em funcionamento dentro dos fóruns de Justiça. “Essas sedes novas e reformadas só têm um sentido: melhor acolher nossos usuários, proporcionando-lhes atendimento de qualidade por membros e servidores motivados e comprometidos”, explicou.

Gonzaga mencionou, ainda, que o Ministério Público é a casa da cidadania, onde o cidadão busca justiça. “Este prédio representa o aperfeiçoamento de uma administração voltada para o cidadão. Com melhores condições de trabalho, a instituição pode ampliar seu papel de agente transformador da sociedade”.

Também participaram da solenidade os promotores de justiça Marco Antonio Santos Amorim (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ) e Carlos Rafael Bulhão (titular da 1ª Promotoria de Presidente Dutra); o juiz de Tuntum, Raniel Barbosa Nunes, e o delegado de Polícia Civil, Jânio César Ferro Vilela.


Redação e fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)