Foi aberto na manhã desta quarta-feira (3), no Fórum da comarca de Buriticupu, o II Fórum da Mulher, que acontece durante todo o mês de outubro com uma programação voltada ao público feminino da cidade, em alusão ao mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero – Outubro Rosa. A abertura foi feita pelo juiz titular da 2ª Vara da comarca, Duarte Henrique Ribeiro de Souza, com a presença do promotor de Justiça Peterson Armando Azevedo de Abreu e do defensor público Fernando Guilherme de Sousa Moura.
A solenidade de abertura teve a participação de representantes da sociedade civil do município, com apresentação cultural, palestras sobre Pensão Alimentícia – ministrada pelo defensor público Fernando Moura; sobre Feminicídio, apresentada pelo juiz Duarte Ribeiro de Sousa; e sobre Violência Doméstica, ministrada pelo promotor de Justiça Peterson de Abreu; além de debates e da realização de exames preventivos, vacinação, sala literária e salão de beleza. Durante todo o mês de outubro, os exames e a vacinação estão sendo oferecidos nos postos de saúde municipais.
O encerramento do evento acontece no dia 31 de outubro e também contará com programação voltada ao público feminino, com apresentação cultural do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e da Mobilizadora Municipal do Selo Unicef Kelly Barbosa; seguida de Acolhida; palestra abordando a questão do câncer de mama e câncer do colo do útero - ministrada pelas enfermeiras Hérida e Karleane Vaz, finalizando com debate. As participantes do evento também receberão atendimentos para realização de exames preventivos; vacinação; sala literária e salão de beleza.
A programação da tarde terá palestras sobre Saúde Mental da Mulher, ministrada pela psicóloga do CAPS Alana Samira Oliveira; e Empoderamento Feminino, apresentada pela psicóloga Taynara de Araújo e pela assistente social Kelly Barbosa, ambas seguidas de debates.
De acordo com o juiz Duarte Henrique Ribeiro de Sousa, a segunda edição do Fórum da Mulher realizado na comarca pretende contribuir com a prevenção do câncer que pode acometer as mulheres, por meio do estímulo à prevenção. “É uma questão importante de saúde pública e buscamos contribuir levando mais informação às mulheres da nossa cidade”, observa.
O evento conta com o apoio do Município de Buriticupu, por meio da Rede Multidisciplinar. A abertura contou ainda com exposição de trabalhos artísticos feitos por estudantes da rede municipal de ensino com o tema “Outubro Rosa”.



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão