No período de 26 a 30 de novembro deste ano ocorreu em todas as Varas das Comarcas do Estado do Maranhão a 2 semana de baixa processual, instituída pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), e que faz parte do Programa de Enfrentamento à Taxa de Congestionamento Processual.

A baixa processual ocorre com a retirada dos processos judiciais de forma definitiva dos sistemas, em razão de arquivamento e diminuindo o total de processos existentes na Vara.

A 1 Vara de Buriticupu se destaca no cenário Estadual entre as Varas de todo o Estado com o arquivamento de aproximadamente 1.200 processos.

Segundo o juiz titular da 1 Vara, Dr. Raphael Leite Guedes: Uma das metas primordiais e constantes do Poder Judiciário é a redução do número de processos e a promoção constante de uma Justiça mais célere. Assim, durante esta semana, toda a equipe de servidores se empenhou para a extraordinária redução do montante de 1.163 processos do acervo da Vara, proporcionando uma baixa relevante na taxa de congestionamento da unidade. "Parabenizo todos os servidores pelo empenho e dedicação exemplar por mais esta meta importante atingida pela 1 Vara de Buriticupu e por proporcionarem a razoável duração dos processos a população buriticupuense, tornando a 1 Vara de Buriticupu um modelo de gestão, organização e desempenho no cenário Estadual”. Pontuou o Magistrado