Completando a maratona de Júri popular realizado durante toda esta semana pela 2ª Vara da Comarca de Buriticupu, sob a presidência do juiz de direito Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, na amanhã dessa sexta-feira(30), foi julgado, FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES BARROS (VULGO) “CHICO” em desfavor dele pesa o crime de Homicídio Qualificado ocorrido em 20 de fevereiro de 2013 no Povoado Capoema na Zona Rural do município de Bom Jesus das Selvas-MA.

Segundo consta na denúncia, os acusado Francisco de Assis Gonçalves Barros e Francisco da Silva (vulgo) “França” mataram, mediante emboscada, a vítima Gilmar dos Santos de Jesus, quando esta se aproximava de um curral pertencente a fazenda de sua família. Gilmar a “vítima” estava montada em um cavalo acompanhado de sua companheira, quando ao se aproximar do curral foi surpreendido por um disparo de espingarda que atingiu a região do tórax, tendo em seguida vindo a óbito.

CHICO não compareceu ao julgamento, porém, teve em sua defesa o jovem Defensor Público, Dr. Fernando Guilherme de Sousa Moura, do Núcleo Regional de Buriticupu.
Baseado nos autos do processo e de acordo as testemunhas ouvida em juízo, Dr. Fernando conseguiu provar ao conselho de sentença que FRANCISCO DE ASSIS GONÇALVES BARROS (VULGO) “CHICO” não participou do crime, portando era inocente.

O Promotor de justiça Dr. Peterson Armando Azevedo de Abreu titular da 2ª promotoria de Buriticupu, representeou o Ministério Público do Maranhão, em sua sustentação disse não estar claro que “CHICO” era mesmo culpado.