A Câmara de vereadores de Buriticupu-MA concedeu na manhã da última sexta-feira(30) 2 títulos de cidadãos a dois ilustres agora buriticupuenses, Dr. Duarte Henrique Ribeiro de Souza, juiz da 2ª Vara da Comarca de Buriticupu e Dr. José Orlando Silva Filho, Promotor de Justiça.

O projeto é iniciativa do vereador Estaniel(PR), foi aprovado por unanimidade em sessão realizada no dia 21 de setembro deste ano. A cerimônia de entrega ocorrida na última sexta-feira foi presidida pelo presidente da casa de leis, vereador Jairo Macedo Lima-Jairo da Cikel (PRB), e prestigiada pelos vereadores Ely Josélio vice presidente da casa, Gomes Filho, Ferdinan, Evaristo, Abimael, Raimundo Filho, Aristides presidente eleito, Peixoto, Vanusa, Ana Mansueto, Estaniel, membros da sociedade buriticupuense, familiares, funcionários do judiciário, da promotoria e pelo Defensor Público, Dr. Fernando Guilherme de Sousa Moura, do Núcleo Regional de Buriticupu.

"Foi com grande contentamento pessoal e profissional que recebi o título de cidadão de Buriticupu. Primeiro, porque a entrega do referido título, na realidade, é um reconhecimento pelo trabalho que o Ministério Público realizou e realiza na Comarca de Buriticupu, segundo, por estar ainda no início da carreira, o que eleva em demasia a honra pelo recebimento do título, que a Câmara Municipal concedeu. Hoje sou cidadão de Buriticupu, com muito orgulho e satisfação". Pontuou o promotor de justiça, Dr. José Orlando.

Conceder o título de cidadão Buriticupuense à alguém é o reconhecimento da importância dessa pessoa para nossa cidade, levando em consideração os relevantes serviços prestados à nossa população. Com esse sentimento, eu indiquei, e a Câmara Municipal de Buriticupu aprovou a concessão dos títulos de Cidadão Buriticupuense ao Dr. Duarte Henrique, e ao Dr. José Orlando. Tanto o juiz quanto o promotor tem prestado um serviço de excelência em nossa Comarca, por essa razão o reconhecimento por parte do parlamento”. Esclareceu Estaniel, autor da homenagem.

Veja parte do discurso que Dr. Duarte fez da Tribuna da Câmara Municipal de Buriticupu, que emocionou a todos.

O magistrado começou com uma saudação as autoridade convidados e imprensa.   

"E um cumprimento muito especial aos caros conterrâneos, já que a partir deste instante sou oficialmente um cidadão buriticupuense.
Senhoras e senhores.
Quero iniciar expressando a minha alegria citando um versículo do livro de Salmos 126:3 “grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”.
“Quero dizer a todos os senhores e senhoras que receber o título de cidadão Buriticupuense é motivo de muito orgulho e satisfação. Sinto-me profundamente honrado e bastante envaidecido. Sou realmente uma pessoa privilegiada.
Buriticupu é um município que nutro grande carinho e estima, e receber o meu primeiro título de cidadão honorário é motivo de imensurável alegria.
É posso dizer que este é um dia muito especial para mim. O título que esta casa teve a generosidade de me oferecer, muito me comove, em especial pela forte simbologia que tem.
Esta é a maior homenagem que o município pode oferecer a uma pessoa. E recebo este título de coração.
Posso dizer que vivo um dos momentos inesquecíveis de minha vida.
Sou mineiro de nascimento, capixaba de coração e agora com muito orgulho posso dizer que sou buriticupuense.
Sinto uma infinidade de sentimentos neste momento, mas um dos sentimentos que mais adoro cultivar e cultuar é a gratidão.
A gratidão é uma virtude, é um sentimento, que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.
Fundado nesta ideia, quero enfatizar que recebo esta homenagem com muita humildade, absolutamente consciente de que a conquista desta honraria não é apenas fruto dos meus esforços, mas, da conjugação de esforços de todos aqueles que têm acompanhado e contribuído com a minha vida familiar e profissional.
Neste contexto, não posso deixar de agradecer a minha família, esposa e filhos, que infelizmente não puderam se fazer presentes, considerando que meu filho mais velho está na semana de provas finais na escola.
De igual modo não posso deixar de agradecer a todos os meus colegas de trabalho, que conjuntamente tem me ajudado a entregar uma prestação jurisdicional à população deste Município de forma célere e eficaz. Digo que tem sido uma honra para mim tê-los como ajudadores.
Sempre exerci a minha função neste município buscando prestar o melhor serviço possível aos jurisdicionados.
Sabemos das nossas limitações, mas a coragem de enfrentar e romper as adversidades continuarão trilhando os nossos caminhos.
O exercício da magistratura, ao longo de mais de 09 anos, tem me possibilitado um estreito e valioso contato com a população do Estado e também de nossa cidade. Aprendi a conhecer as dificuldades de nossa gente, que é honesta e trabalhadora.
Agradeço-lhes, mais uma vez, por terem enxergado com bons olhos as minhas virtudes e com olhares míopes da bondade, as minhas falhas e defeitos.
Saio desta casa grato por ter de alguma forma, ainda que minúscula, contribuído para o crescimento social e legal desta cidade.
Por fim, quero dizer, que o nosso fórum que também é uma casa do povo, destinada ao abrigo da prestação jurisdicional, continua sempre de portas abertas acolhendo todos aqueles que buscam a solução dos conflitos de seus interesses.
No mais, que Deus nos abençoe. E me inspire para honrar a Cidadania buriticupuense, que ora recebo.
A todos meu muito obrigado”. (Dr. Duarte Juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Buriticupu-MA).