Na tarde dessa terça-feira 18 de fevereiro de 2020 houve a primeira reunião de PACTO pela Paz do ano, em quem foram tratados assuntos relacionados à Segurança Pública, Saúde Pública e Educação.

A reunião contou com a presença do Dr. Wellington Fabiano da Silva, Delegado de polícia Civil, titular da delegacia de polícia civil de Buriticupu-MA, da Major PM Danyelle Nussrala Bispo. Comandante do 30º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão com sede em Buriticupu além vários seguimentos da sociedade Civil, com o objetivo maior de relatarem problemas e apontar soluções para transformar a cidade de Buriticupu em uma cidade melhor para viver.


O Projeto Pacto pela Paz foi instituído na cidade de Buriticupu no ano de 2019, tendo como Presidente a Sra. Conceição e como vice presidente Sra. Andreia e membros natos, as Polícias da cidade.  Este projeto é um programa criado pelo Governo do Estado mediante Lei 10.387/2015 buscando paz social, da cultura dos direitos humanos e respeito às Leis, através de ações de promoção de bem estar da população buriticupuense através da efetivação de uma polícia de proximidade.

O que tem dado certo, pelas parcerias já realizadas, como a criação de um centro de reabilitação de dependentes químicos em nossa cidade, que atenderá não só os dependentes químicos mas também a família dessa pessoa tratada. Também será iniciada o projeto RONDA ESCOLAR da Polícia Militar em que realizará o policiamento ostensivo preventivo em escolas públicas e particulares, objetivando mais segurança aos alunos e professores.

Na reunião foi tratado também sobre a criação de lei municipal que versa sobre os horários de bares, festas e afins na cidade.


"A segurança pública em nossa cidade deve ser tratada como algo extremamente relevante, pois é dever do Estado direito e responsabilidade de todos nós sociedade civil representantes do Poder Legislativo, executivo, judiciário, Ministério Público, as polícias militar, civil, guarda municipal, conselho tutelar. Todos devem estar engajados na melhoria da qualidade de vida da nossa população. Assim, o projeto pacto pela paz tem o objetivo de promover o bem-estar social e buscar o respeito às leis, com foco em transformar Buriticupu em uma cidade cada dia mais segura de se viver". Frisou a Major Danyelle, comandante da Polícia Militar em Buriticupu e membro nata do Projeto Pacto Paz.

"É muito gratificante ver que o projeto Pacto pela Paz tem trabalhado continuamente para as melhorias em nossa cidade. Em todas as reuniões tem sido levantados assuntos pertinentes que precisam ser abordados por todos os setores sociais. É um grupo compromissado e que tem contribuído bastante para os progressos no tocante à segurança pública e o bem estar social". Pontuou Dr. Wellington Delegado de polícia Civil também membro nata do Projeto Pacto Paz