O Blog Jo Fernandes faz um alerta para uma sequência de fatos envolvendo os recursos destinados no combate ao novo coronavírus COVID-19 em Buriticupu-MA.

O prefeito de Buriticupu-MA, José Gomes Rodrigues está realizando um verdadeiro malabarismo pra não prestar contas dos recursos recebidos para o combate ao COVID-19, alvo de questionamentos por parte dos vereadores que na última sessão dia 08, aprovou por unanimidade a convocação do então secretário de saúde o ex-madereiro Elias Rocha para prestar esclarecimento a casa de leis dos recursos oriundos do governo federal para o combate a pandemia que se alastra pelo planeta e já causa vítimas na cidade.

Quem também protocolou pedido de explicação foi um grupo de advogados que atuam no município, os militantes do direito questionam a falta de transparência na aplicação dos recursos destinados ao novo coronavírus. (veja aqui)

A DPE- defensoria Pública Estadual, núcleo regional de Buriticupu, expediu recomendação no mesmo sentido cobrando transparência. (relembre aqui)

Acuado, o prefeito em vez de abrir a caixa preta e escancarar tudo, já que não tem nada a esconder, resolveu trocar o secretário, retirando o ex-madereio Elias Rocha, e em seu lugar coloca o ex vendedor de cosméticos Jailson Soares, que já acumula as função de secretário de administração e planejamento, meio ambiente, esporte, Habitação e agora também a saúde, antes porem já ocupou no mesmos governo a secretaria de desenvolvimento social, trabalho emprego e economia solidária. 

O vereador Prof Estaniel (PL), declarou a este blog que “soa muito estanho essa substituição de Secretário, justamente após a aprovação da convocação do então Secretário de Saúde para ser sabatinado pela Câmara de Vereadores”.

 Segundo o parlamentar: “tal ação evidência o quanto o executivo municipal não tem uma política de combate à essa pandemia. E que essa substituição, além de demonstrar falta de planejamento, deixa-nos algumas dúvidas: Por qual razão essa substituição? Será que o prefeito não quer que o povo saiba como estão sendo investido todos os recursos destinados à Saúde? Ou será que o prefeito permitiu que o Secretário Elias Rocha viesse a ser sabatinado na Câmara (todos os vereadores da base do governo foram a favor da convocação, algo inédito nessa atual legislatura) justamente para que toda a falta de planejamento recaísse sobre o então Secretário de Saúde?”.

O ministério Público do Maranhão na pessoa de seus representantes no município, Dr. José Frazão Sá Menezes Neto, titular 2ª Promotoria de Justiça de Buriticupu e da Dra. Gabriela Gadelha Barboza de Almeida, titilar da 1ª promotoria, certamente tomara as medidas que julgará devidas no caso.