O Consórcio de Alumínio do Maranhão colecionou reconhecimentos no Prêmio de Excelência Proteção Brasil 2021, concedido pela Proteção Publicações e Eventos, empresa especializada e apontada como referência no segmento de saúde e segurança do trabalho. A Alumar conquistou dois troféus de ouro com os cases “Sistema Prontos de Prevenção de Fadiga”, na categoria Ações Preventivas e Corretivas de SST, e “Avaliação de Risco e Gerenciamento de Materiais Perigosos”, categoria Higiene Ocupacional. É a terceira vez que a empresa recebe a premiação Ouro na categoria Higiene (2016 – também destaque regional, 2017 e 2021).
O troféu de prata ficou para a categoria gestão de terceirizado, com o trabalho “Maratona de EHS para Contratadas na Alumar – Uma Trajetória de Sucesso”. A Alumar, também, recebeu o prêmio de Melhor case da região Nordeste com o estudo “Sistema Prontos Prevenção de Fadiga”. O evento aconteceu durante o encerramento do 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, dia 22/10, na sede da Universidade Proteção, em São Paulo.
 
A premiação é realizada anualmente por um júri independente que seleciona os melhores trabalhos relacionados à tecnologia, processos e conceitos aplicados em Saúde e Segurança do Trabalho por profissionais e empresas de todo o país. Nesta edição, a premiação contou com 112 trabalhos inscritos, sendo 38 selecionados como os melhores em suas categorias.
O case “Sistemas Prontos e Prevenção de Fadiga” foi o grande vencedor do elenco de reconhecimentos conferidos à Alumar. Implantado em maio de 2020, o estudo teve o objetivo de diagnosticar o nível de atenção do trabalhador, no tocante à sua capacidade produtiva e sob o ponto de vista do seu momento vivido em relação aos efeitos da pandemia. A metodologia foi feita a partir da aplicação de testes diários junto aos colaboradores, considerando critérios como stress, fadiga e aptidão. Entre os benefícios evidenciados, o case permitiu aumentar a percepção de segurança dos trabalhadores, afastar o colaborador com alterações no nível de atenção, além de realizar acolhimento de saúde psicossocial. “Foi um enorme desafio implantar esse projeto, diante das adversidades que enfrentávamos no auge da pandemia”, lembrou o superintendente do Serviço Médico da Alumar, Dr. Jorge Duailibe Filho. Ele destacou a importância do trabalho em equipe e o reconhecimento. “O prêmio vem reforçar o nosso compromisso com uma operação responsável, focada no cuidado com as pessoas, além de fortalecer o trabalho de equipe, servindo de incentivo para buscarmos melhorias em prol da segurança e saúde do nosso trabalhador”.  
 
Sobre a Alumar
 
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.
O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.