As promotorias de justiça de Buriticupu-MA, aparecem em primeiro lugar entre as promotorias do interior do estado em acordo de não persecução penal, “o acordo é uma possibilidade dada aos autores de crimes de substituir o processo criminal por outras formas de reparação dos danos causados com o delito”.

Na avaliação geral as unidades do MP/MA- Ministério Público do Maranhão em Buriticupu só perde para São Luís, quando entra as da capital.

As promotorias da comarca de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, são comandada pelos promotores Dr. Felipe Augusto Rotondo e Dr. José Frazão Sá Menezes Neto, juntos, os representantes do MP/MA, arrecadaram só no ano de 2022, até agora, a quantia de 611.488,75 mil reais. Em 162 acordos realizados.

Os valores arrecadados são remetidos para reforma de delegacias, conselho municipal de saúde dentre outros órgãos.

DADOS

DADOS EM TODO ESTADO DO MARANHÃO:

De acordo com o painel, no ano de 2020, o MPMA realizou 303 acordos; em 2021, foram 1.106 acordos, já até março de 2022, o MPMA já realizou 719 acordos. Segundo os dados do Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), entre 2020 e março de 2022, o MPMA arrecadou através de acordos de não persecução penal mais de 4 milhões de reais, que foram revertidos para instituições de caridade, vítima de crimes, instituições de segurança pública, combate à Covid-19, beneficiando a sociedade maranhense.

Segundo os coordenadores do CAOCRIM, Marco Aurélio Ramos Fonseca, e CAOJÚRI, Sandro Carvalho Lobato de Carvalho, o painel será mensalmente atualizado e será inserido na página do CAOCRIM. O painel atendeu a pedido dos Centros de Apoio do Júri e Criminal que, junto com a Seplag, entenderam ser necessário divulgar os dados de atuação do MPMA em relação aos acordos de não persecução penal.

 

Confira dos dados de todas as promotorias do MPMA:

(aqui)