O blog vem recebendo denuncia há algum tempo (aqui) e (aqui) de uma ação ilegal de um grupo de invasores que estão destruindo uma área da reserva legal que inclui uma a APP- Área de Preservação Permanente na Amazônia legal maranhense, no município de Bom Jesus das Selvas, Oeste do Estado.

 


Segundo as informações repassadas com exclusividade ao blog, a reserva legal entorno de 4mil hectares, equivalente a 4 mil campos de futebol estaria sendo cruelmente desmatada desde 2014 por um grupo de pessoas que invadiram uma propriedade particular produtiva, pertencente a Fazenda Rodominas, de propriedade da Agroper (Agropecuária Rodominas Ltda), Ainda, segundo nossa fonte, a propriedade, está arrendada à Suzano Papel e Celulose desde o final de 2012.

“Nesse período, muitos dos que invadiram já venderam lotes a empresários das cidades de Bom Jesus e de Açailândia, onde os mesmos estaria usando para fazer pastagem e plantações, sacrificando animais silvestre e acabando com nascentes do Rio Pindaré”.  

 

 A morosidade dos órgão de fiscalizações e combate a ações ilegais, favorece praticas criminosas, que se perpetua no estado.

Segundo o Código Florestal Brasileiro, 80% da vegetação contida nas propriedades rurais da região amazônica devem ser preservadas, de modo que na área em questão não é mais possível após a invasão dos grileiros.

 


Imagens recebidas pelo blog e atribuídas a área em questão mostra animais silvestres queimados, além de outros ilícitos.